Serviço de logística internacional: como funciona?

Columbia Trading • 26 de maio de 2022

Para falarmos sobre o serviço de logística internacional, primeiramente, precisamos saber o que ela é.


É importante frisar que, internacionalmente falando, o Brasil tem baixa representatividade, o que significa menos de 1% de tudo que existe de comércio internacional no mundo.


Entretanto, existe um potencial grande para o que nosso país se desenvolva no ramo de exportação e importação.


A logística internacional é o ramo cujo objetivo principal é melhorar a importância dos sistemas logísticos externos que ligam o fabricante aos seus parceiros da rede industrial, bem como fornecedores, transportadores e operadores.


Muitas pessoas acreditam que o serviço de logística se resume, basicamente, ao transporte de produtos, porém, essa é uma visão errônea, principalmente, de quem está começando na área.


Existe também um certo tabu que o assunto logístico tem mais a ver com o pessoal da área de apoio ou administrativa do comércio internacional em detrimento da área comercial.


Acontece que o trader, aquele que é responsável pelo comércio, precisa entender bem de logística, pois tudo tem a ver com o contrato que será firmado com o cliente, independentemente de ser importação ou exportação.


A importância do serviço de logística internacional

A Logística internacional tem crescido rapidamente devido ao fato de ser realmente eficiente, uma estratégia que proporciona vários benefícios.


Ela organiza a empresa, fazendo com que os passos dos setores sejam planejados, economizando tempo, dinheiro e evitando transtornos que possam interferir nos resultados.


O uso da logística internacional é responsável por melhorar a relação entre a empresa e seus parceiros de importação ou exportação, permitindo maior facilidade em negociações de preços e prazos, sem ocasionar prejuízo a nenhum dos lados.


Esse serviço ajuda também a aumentar o lucro das empresas, já que reduz os erros e estimula a execução das atividades em menor ou maior volume.


Aspectos importantes do serviço de logística

É preciso, antes de tudo, entender que quando se trata de importação e exportação, a parte de logística não é tão simples e exige uma série de observações e um bom planejamento.


Sobre alguns aspectos indispensáveis estão:


● Modais

Saber sobre os modais, que são os modos de locomoção de uma carga, é fundamental. Eles determinam se a mercadoria será transportada por via marítima, aérea, terrestre, fluvial, etc.


É preciso pensar como a logística atenderá melhor ao cliente e ao custo, além do tempo envolvido.


● Documentação aduaneira

A documentação aduaneira faz parte da logística, afinal, sem documentação, a mercadoria não sai e nem entra no país.


● Embalagem

O ideal são as embalagens que protejam as características individuais de cada produto, para que não haja contaminação ou incidentes durante o transporte.


● Seguros e fretes

Uma mercadoria precisa ser levada de um ponto a outro com seguro, porque sinistros podem acontecer durante o trajeto.


As interfaces com outros departamentos

Como falamos anteriormente, o serviço de logística alcança praticamente todos os setores, ou seja, suas interfaces são com as áreas de:


  • Produção
  • Programação
  • Recebimento
  • Expedição
  • Informática
  • Jurídico
  • Comercial
  • Engenharia
  • Financeiro
  • Fiscal
  • Contabilidade
  • Compras

Essa é uma cadeia que precisa estar muito bem ligada para oferecer ao serviço de sistema logístico todo suporte necessário.


Cada elo possui sua relação de importância. O setor jurídico, por exemplo, é responsável pela verificação das diferentes legislações entre os países e as formas de contrato.


O setor fiscal irá verificar quais são os impostos firmados na transação e assim por diante, cada setor com sua relevância.


Há, também, uma integração da logística internacional com algumas empresas e órgãos, como:


  • Operadores logísticos
  • Despachante aduaneiro
  • Cias. Aéreas e marítimas
  • Seguradora
  • Infraero
  • Fornecedores
  • Transportadoras
  • Agendte de carga
  • Consultoria
  • ANVISA
  • Ministério da agricultura
  • Receita Federal

7 etapas do serviço de logística internacional

  • Conhecer os colaboradores internacionais
  • Conhecer as normas de negociação internacional
  • Avaliar o melhor transporte para a logística
  • Conhecer os processos de transporte de produtos
  • Valor da moeda internacional
  • Receita Federal
  • Transporte dos produtos até a empresa

Todas essas normas estão ligadas aos INCOTERMS (termos internacionais do comércio) que são siglas que determinam os direitos e responsabilidades entre um fornecedor e um comprador.


Criados pela Câmara Internacional de Comércio em 1919 e atualizados a cada dez anos, esses incoterms são o que regulam legalmente uma negociação.


Os Incoterms 2020 na visão dos modais de transporte podem ser distribuídos em dois grupos, são eles:


Transporte multimodal:

  • EXW – Ex Works
  • FCA – Free Carrier
  • CPT – Carriage Paid To
  • CIP – Carriage And Insurance Paid To
  • DAP – Delivered At Place
  • DPU – Delivered At Place Unloaded
  • DDP – Delivered Duty Paid

Transporte aquaviário (marítimo ou interno, normalmente fluvial):

  • FAS – Free Alongside Ship
  • FOB – Free On Board
  • CFR – Cost And Freight
  • CIF – Cost Insurance And Freight Tabela Incoterms 2020 todos termos

Tabela Incoterms 2020

Para exemplificar, confira a tabela completa dos Incoterms versão 2020 com todos os termos.


Métodos de pagamento mais comuns no serviço de logística internacional

Antecipado – para o exportador, essa é a forma mais segura de pagamento, porém, para os compradores é a menos atraente. Por ser exigido o pagamento total antes do embarque do produto, o comprador pode correr mais riscos.


Remessa sem saque – esse método, chamado também de letra de câmbio, é um título de crédito. Um documento que comprova a responsabilidade de pagamento do importador, podendo ir a protesto em caso de falta de pagamento, mas na remessa sem saque ele não é utilizado.


Sendo assim, o importador recebe a documentação e a fatura direto do exportador depois dele ter efetuado o embarque da mercadoria. Pelo fato de não existir um banco intermediário nem o saque, o exportador não possui formas legais de cobrança em casos de inadimplência.


Cobrança documentária – nessa cobrança, existe um banco intermediando o processo de pagamento. Depois do embarque, o exportador remete documentos e fatura ao banco. A documentação é conferida e os papéis são enviados ao representante bancário no país do importador.


Carta de crédito – Um método bastante comum que consiste na autorização de uma instituição bancária a um empréstimo de uma certa quantia de dinheiro ao vendedor, desde que sejam cumpridas as condições apresentadas.


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