Como importar da China desde a escolha do fornecedor

Columbia Trading • 30 de maio de 2022

Para quem está importando da China, além de mostrar uma maneira segura e lucrativa, este artigo conta tudo aquilo que os seus concorrentes fazem e dá certo. Assim, é possível transformar o seu empreendimento em um negócio de sucesso.


Além disso, para negociantes experientes nessas operações, pode estar na hora de terceirizar o seu setor de Comex (veja algumas soluções de Trading Companies). Essa medida é vantajosa quando ocorre o crescimento da empresa.


E por consequência, o aumento e complexidade da gestão referente às importações, bem como os custos envolvidos. Então, para ajudar nesse momento, veja as dicas de como importar da China e entenda como funciona esse segmento, suas vantagens e as tendências de mercado. 


Dicas de como importar da China:


Descubra quais são os primeiros passos

Comprar produtos chineses e revendê-los no país é um negócio bastante atrativo. Já que muitas mercadorias da China têm preços bem abaixo do mercado nacional, oferece potencial para se tornarem bastante lucrativas.


No entanto, é essencial ser metódico nesse momento. Inclusive, no que diz respeito à escolha dos produtos. Adquiri-los não é garantia que serão revendidos de maneira rápida. Isso quer dizer que você deve conhecer o mercado consumidor no qual deseja investir.


Então, avalie em qual nicho de mercado você quer apostar. Recomenda-se escolher um segmento no qual já tenha alguma experiência.



Pesquise sempre antes de importar

Importar envolve correr riscos, uma vez que se trata de um mercado é dinâmico. Por isso, você precisa se manter sempre atualizado. Porém, cuidado com o óbvio. Ou seja, nem sempre aquilo que todos estão fazendo é o melhor para você.


Então, procure não seguir a moda apenas porque estão todos indo em uma mesma direção. Afinal, investir em um produto que nunca vai sair do estoque é desperdício de dinheiro. Desse modo, é adequado realizar pesquisas antes de iniciar uma importação da China.


Para tanto, avalie quais são os itens que melhor atendem as necessidades do seu público-alvo. E claro, que oferecem bons fornecedores, preços competitivos e prazos de entrega vantajosos.



Crie um plano de ação e execute-o

Quem importa da China deve ter um plano de ação. Esse cuidado é importante para que, além das ações a serem executadas, seja possível prever e medir os resultados. A partir disso, você consegue aprimorar seus métodos e potencializar os resultados.


Além disso, a sua operação se torna cada vez mais simples. Já o plano de ação consiste em planejar o que será importado, para quem será vendido e de que maneira. Ao ter isso bem definido, é possível lidar com imprevistos sem que ocorram prejuízos.



Planeje sempre com muita antecedência

A melhor maneira de fugir dos custos altos é não agir de forma impulsiva, nem fazer compras de última hora. E mais, considerando que a validade das propostas dos fornecedores tem vida curta, vale a pena repetir a cotação para não incorrer em erros e mais riscos.



Tenha a documentação exigida para importar

Assim como funciona com qualquer tipo de empresa, quem deseja importar deve ter um CNPJ e ser habilitado no Radar Siscomex. Trata-se do sistema do governo que regula as operações do comércio exterior. Para tanto, basta acessar o Portal Único do Siscomex e se cadastrar.



Como importar da China com dinheiro limitado

Vender produtos importados online pode se tornar uma grande fonte de renda. Dessa maneira, o investimento pode ser reduzido. Mesmo assim, é preciso garantir uma operação segura.


Ou seja, é necessário ter dinheiro suficiente para comprar do exterior. Lembrando que não basta ter o valor para adquirir os produtos. Afinal, pode haver demais despesas de acordo com a situação, como frete e impostos.


Portanto, o desafio aqui é lançar produtos com capital limitado sem investir com altos riscos. A melhor solução é, mais uma vez, o planejamento. Pesquise produtos com potencial para as vendas que contem com preços acessíveis e que entrem no seu orçamento.



Não invista alto no começo das operações

Por mais que inovação seja palavras de ordem hoje em dia, quem é iniciante nas operações de importação deve evitar riscos. Um deles é comprar do exterior um produto novo, nunca visto ou testado.


Claro que esse pode ser um importante diferencial de mercado. No entanto, sem a experiência necessário também pode se tornar algo muito frustrante para quem está começando. Isso porque os custos desse tipo de compra podem ser muito altos.


Assim, fica difícil para uma empresa ainda pequena não ter prejuízos. Então, comece importando um produto que já existe no mercado e que seja amplamente aceito pelo seu público.



Organize as finanças para importar

O mais comum é que ao importar as operações aconteçam com o uso do dólar. Então, pode ser vantajoso contratar um serviço de seguro e câmbio, a fim de se protegê-lo das flutuações de moeda. Além disso, existem fornecedores chineses que pedem o pagamento antecipado.


Isso quer dizer que você terá que ter o dinheiro para comprar as mercadorias muito antes de revendê-las. Mais um motivo para organizar bem as finanças de modo a ter o capital de giro necessário.



Não se esqueça dos impostos

Além dos custos com os produtos em si e com o frete, não se pode esquecer dos impostos que são cobrados pela Receita Federal.


Normalmente, remessas a partir de 50 dólares já são taxadas. Além disso, os tributos custam em média 50% o valor da compra. Por isso, você deve avaliar muito bem quais são os itens vantajosos para comprar no exterior.


Observe as exigências legais

Mais um cuidado essencial para a sua operação é observar as exigências legais. Isso porque alguns produtos precisam de certificação especial para entrar no país.


De acordo com o caso, o documento deve ser obtido junto ao Inmetro, Anvisa ou Ministério do Trabalho, entre outros órgãos. Então, esteja atento a essa necessidade.


Se você sentir muita dificuldade, contrate os serviços de uma empresa especializada em assessorias tributárias para Comex.



Venda um produto de cada vez

Para quem está iniciando e quer saber tudo sobre como importar da China, mais uma dica essencial é vender apenas um produto de cada vez. Além disso, é adequado testar todo o seu ciclo antes de validá-lo, bem como de expandir as suas operações para um segundo produto.



Valide seu produto de forma adequada

A China possui milhares de fábricas, empresas de trading e fornecedores. Por isso, certifique-se que foram exploradas todas essas opções antes de fechar a primeira remessa.


Assim, é possível fazer a adequada validação, que inclui a pesquisa para estimar os custos de cada fornecedor e envio. Com esse cuidado, você consegue encontrar a melhor composição de valor de investimento, que inclui quantidade e modais de envio.



Evite comprar eletrônicos e produtos com partes móveis

Outro cuidado para os importadores estarem atentos é o de evitar a compra de produtos eletrônicos. A explicação é simples: eles geram mais reclamações. E no começo pode ser mais difícil para você lidar com esse aspecto.


Afinal, envolve a assistência ao cliente, o que pode levar a avaliações ruins se o atendimento não ocorrer de maneira satisfatória.


Já os produtos com peças móveis são mais fáceis de quebrar. Por isso, também é recomendado evitá-lo, a fim de prevenir problemas que se tornam mais fáceis de gerenciar quando já se tem alguma experiência.



Prefira os produtos consumíveis e não perecíveis

Os produtos consumíveis, ou seja, que o consumidor precisa repor com alguma regularmente para se manter abastecido são ótimas opções para importar de outros países. Com isso, você consegue aumentar sua receita de forma exponencial.


Afinal, sempre terá clientes que necessitem deles. Por outro lado, é melhor que esses produtos não sejam perecíveis, o que gera um transtorno a mais na hora de importá-los e comercializá-los. Exemplos de itens consumíveis são tinta para impressão e itens de papelaria.



Esteja atento ao que os sites e especialistas dizem

Hoje em dia, existem muitos sites e pseudo especialistas que apenas querem vender os seus produtos, mas não possuem experiência real com as operações de comércio exterior. Por isso, oferecem informações ruins.


Alguns até podem realmente investirem no mercado de importação da China. Mesmo assim, é preciso se manter atento. Então, muito cuidado ao se informar por meio de cursos que ensinam a vender importados ou que ofereçam “segredos” do Shopify, Alibaba ou Amazon.


Uma forma assertiva de obter a orientação necessária para atuar no setor com sucesso é entrar em contato com uma Trading Company (O que faz uma Trading Company?). Essas empresas são especialistas em importação e exportação e, por isso, também são canais confiáveis na busca de conhecimento.



Sites e blogs confiáveis sobre importação

  • The Amazing Seller
  • Jordan Malik
  • Jim Cockrum
  • CPC Strategy


Mantenha-se atualizado com as tendências

É mais apropriado procurar sites de grandes nomes, uma vez que eles já reputação. Ou seja, as chances de haver problemas e imprevistos são menores. E mais, quase tudo o que você precisa são eles que oferecem.



Crie um procedimento para escolher os produtos

Para escolher quais produtos comprar da China para revender, o melhor é seguir sempre o mesmo procedimento. Ele pode começar com o estudo do produto, o que é feito lendo as suas avaliações, reclamações e dúvidas dos usuários.


Também faça anotações e dê prioridade aos produtos com boa pontuação. Com a análise de cada item, fica mais fácil realizar melhorias ao longo da operação, de modo o oferecer o melhor atendimento para o seu cliente.



Ferramentas e locais para ajudar a decidir o que importar

  • Jungle Scout
  • Unicorn Smasher
  • Comunidades e grupos sobre Amazon FBA no Facebook


Utilize os aplicativos indicados pelos fornecedores

Apesar da diferença de cultura de negócios em relação ao Ocidente, os fornecedores chineses fazem questão de otimizar o tempo de atendimento. Assim como o esclarecimento de dúvidas e a automatização de compras.


Para tanto, muitos oferecem aplicativos e site próprios para os clientes. Então, não tenha receio de usá-los. Com certeza, você vai ganhar tempo nas tomadas de decisões.


Observe muito bem os custos de envio

Os custos de envio podem assustá-lo, uma vez que são altos. E, a depender do tamanho e do peso da remessa, pode custar mais do que o produto em si. Então, é necessário fazer uma cotação de frete bastante precisa. Só depois disso tome uma decisão de compra.

Entre em contato com o máximo de transportadores

É importante entender que os custos de envio são afetados pela sazonalidade. A demanda, volume, peso e outros fatores também influenciam no preço final. Porém, alguns desses aspectos você descobre somente ao pesquisar.


Portanto, o mais adequado é reunir todas as informações em uma planilha. Assim, ao visualizá-las se torna mais simples tomar uma decisão assertiva. Lembre-se que o custo é inversamente proporcional ao número de produtos adquiridos.


Ou seja, uma quantidade menor de itens sai mais caro. E quem geralmente cuida disso são empresas como a TNT, UPS, DLH ou a Fedex. Por isso, o ideal é encontrar um parceiro de frete aéreo mais competitivo que os grandes players.


Uma boa opção são os transportadores de cargas menores, que compartilham um mesmo contêiner. São poucas empresas desse tipo, mas você pode achá-las em cidades portuárias da China.


Esse trabalho exige tempo, bem como pegar o telefone e consultar aquelas que encontrar dentro ou fora da Internet. Nessa hora, mais uma vez, a empresa especialista em comércio exterior se torna bastante útil.



Avalie se é melhor frete expresso ou aéreo

Em geral, é adequado reservar a opção do Express para remessas mais leves do que 300 quilos. Acima desse peso, opte sempre pelo aéreo. Contudo, é importante frisar que, inicialmente, o ideal é trabalhar com produtos leves e de pouco volume.



Ofereça amostras grátis ou brindes aos clientes

Além de investir nas importações da China com assertividade, é essencial ter um plano de marketing eficiente para revender os produtos. E oferecer amostras grátis é brindes para os clientes mostra-se uma ótima estratégia.


Isso independe se você ter uma loja física ou virtual. Ainda mais ao iniciar uma operação, os brindes e amostras são os melhores caminhos para medir a sua audiência e a intenção de compra dos seus clientes em potencial.


Dicas sobre fornecedores

Tenha em mente que a China é um mercado totalmente diferente de outros, como os EUA. Principalmente, no âmbito comercial de trading. Por isso, é essencial conhecer as principais dicas sobre os fornecedores para saber como importar da China. Veja elas a seguir.



Não force a negociação

Você pode até ter êxito em uma negociação mais forçada. No entanto, isso costuma significar que o fornecedor enviará produtos feitos com mão de obra mais barata e, portanto, não será um negócio lucrativo.


Prefira uma empresa trading comercial em vez de um fabricante

Nesse caso, as margens de lucro são menores. Por outro lado, você ganha um melhor relacionamento, o que é muito importante para garantir operações de sucesso.


Além disso, as empresas comerciais já estão habituadas à cultura dos países importadores. Com isso, sabem mais sobre as tendências dos mercados de cada país. Na China, essas empresas são compostas por cerca de cinco funcionários fluentes em inglês.


Ou seja, eles estão mais bem orientados para o atendimento ao cliente do que as indústrias. Afinal, os fabricantes se preocupam mais com a qualidade do que é produzido em termos de especificações e normativas locais.


Se houver uma solução não resolvida com uma fábrica, por exemplo, a única saída é repetir a remessa para repor os produtos com problemas. Obviamente, isso tende a queimar os seus recursos financeiros.



Entenda o que significa MOQs

Um bom relacionamento com os seus fornecedores pode resultar em MOQs. Isto é, quantidades mínimas de remessas, mais baixas e reserva de shipping. O problema é encontrar fornecedores e fábricas que aceitem MOQs baixos.


Por isso, não perca tempo tentando convencer fornecedores de que devem aceitar pequenos pedidos de amostra para experimentar. Você pode perguntar a um fornecedor se ele já tem uma encomenda com outro cliente para o mesmo produto.


E, depois disso, convencê-lo a produzir um número maior de unidades para atender a sua demanda inicial com um MOQ mais baixo.



Certifique-se que o fornecedor é de confiança

Conforme a situação, pode ser necessário contratar um serviço de inspeção de fábrica. Desse modo, é possível saber se o fornecedor realmente existe, bem como se ele produz a mercadoria que se quer importar.


O contratado também verifica os documentos da empresa. Com isso, as chances de comprar de um fornecedor de confiança são maiores. Essa tarefa ganha em praticidade com a ajuda de profissionais experientes.



Solicite a Fatura de Pagamento

Após realizar a compra com o fornecedor, é preciso solicitar a Fatura de Pagamento. Também chamado de Proforma Invoice ou PI, esse é um dos documentos que você deve receber do fornecedor antes de efetivar a compra.


Ele deve estar redigido em inglês. Além disso, é necessário para emitir a Fatura Comercial ou Commmercial Invoice (CI). Essa por sua vez garante que você está fazendo uma operação em conformidade com a lei.


Conclusão

Ao seguir essas dicas, você se torna apto a começar a lucrar importando da China. Essa operação pode ser bastante vantajosa, apesar do esforço necessário para a preparação inicial. Porém, é sempre importante ter a orientação de empresas especializadas.


E mais, se você traçar um plano para executar as suas operações de comércio exterior com método, o sucesso do seu empreendimento está garantido. No entanto, a medida que o seu negócio tende a crescer, mais complexas se tornam as importações.


Nesse momento, você pode contratar uma empresa especialista em Comex para potencializar os resultados do seu negócio.



Conheça a Columbia trading


Oferecendo soluções completas desde 1999, a Columbia Trading possui larga experiência em diferentes segmentos do comércio exterior. Desse modo, ocupa um lugar entre as três maiores companhias do setor no Brasil.


A Columbia Distribuidora trabalha com produtos nacionais e importados. Também tem capacidade para atender clientes com disponibilidade imediata, em quantidades fracionadas e com continuidade. Assim, garantindo excelência no atendimento e custos competitivos.


A empresa busca relações no longo prazo. Por isso, sua posição é manter o cliente no centro das decisões. Para que isso seja possível, a Columbia oferece assessoria completa que pode iniciar desde o primeiro contato. Inclusive, para quem deseja saber como importar da China.


Entre em contato:


Acesse o site: www.columbiatrading.com.br


Ligue: (11) 3330-6700 / (11) 3330-6785


WhatsApp: (11) 95024-1039 e-mail: columbiatalks@columbiabr.com

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O complexo sistema tributário brasileiro, com suas diversas incidências (II, IPI, PIS, COFINS, ICMS), pode representar mais de 40% do valor final de um produto importado quando não há estratégia adequada. Ao longo de nossa história na Columbia Trading, desenvolvemos metodologias exclusivas para identificar oportunidades legítimas de economia fiscal, considerando regimes especiais, acordos internacionais e incentivos governamentais. Nossa abordagem multidisciplinar integra o conhecimento jurídico-tributário com a expertise em comércio exterior, garantindo que cada operação seja estruturada para maximizar benefícios fiscais dentro do estrito cumprimento da legislação. Estruturação Financeira: Garantindo Liquidez e Competitividade O financiamento adequado das operações de importação representa um desafio significativo para empresas de todos os portes. A escassez de capital de giro, combinada com prazos de pagamento exigidos por fornecedores internacionais, pode inviabilizar oportunidades comerciais vantajosas. Desde nossa fundação, a Columbia Trading desenvolve soluções financeiras customizadas que permitem aos importadores otimizar seu fluxo de caixa. Através de parcerias estratégicas com instituições financeiras, oferecemos condições diferenciadas para financiamento de importações, incluindo modalidades como financiamento nacional, linha de crédito ao fornecedor, isento de IOF. Nossa experiência permite estruturar operações que equilibram segurança financeira e competitividade comercial. Logística Integrada: Eliminando Gargalos Operacionais A eficiência logística é componente essencial para o sucesso das operações estruturadas de importação. Atrasos, armazenagem inadequada e escolha imprópria de modais de transporte podem comprometer prazos de entrega e elevar custos indiretos, afetando a competitividade do produto importado. 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Ao longo das últimas décadas a Columbia Trading tem acompanhado a evolução do comércio internacional, adaptando constantemente suas metodologias e soluções às novas realidades do mercado. Nossa história é construída sobre o compromisso de oferecer aos nossos clientes não apenas consultoria técnica, mas verdadeiras parcerias estratégicas que impulsionam sua competitividade no cenário global. Conte com nossa experiência multidisciplinar para estruturar suas operações de importação e descobrir como transformar desafios em vantagens competitivas sustentáveis.
23 de abril de 2025
Introdução ao BPO no Comércio Internacional No competitivo cenário do comércio exterior, empresas importadoras enfrentam desafios crescentes relacionados à burocracia, legislação complexa e processos logísticos que demandam expertise especializada. O Business Process Outsourcing (BPO) surge como solução estratégica para organizações que buscam otimizar suas operações internacionais sem comprometer a qualidade ou aumentar custos internos. A terceirização de processos de importação permite que empresas concentrem seus recursos e atenção nas atividades principais do negócio, enquanto profissionais especializados em comércio internacional gerenciam operações complexas que exigem conhecimento técnico aprofundado e atualização constante sobre regulamentações e procedimentos aduaneiros. Principais Vantagens do BPO para Empresas Importadoras Redução de Custos Operacionais A implementação de serviços de BPO em comércio exterior proporciona redução significativa nos custos operacionais. Empresas importadoras eliminam a necessidade de manter equipes internas dedicadas exclusivamente aos processos de importação, reduzindo gastos com folha de pagamento, treinamentos especializados e infraestrutura. Além disso, consultores especializados em comércio internacional possuem conhecimento técnico para identificar oportunidades de economia em taxas, impostos e processos logísticos, resultando em otimização financeira nas operações de importação. Esta expertise se traduz em negociações mais vantajosas com fornecedores internacionais e prestadores de serviços logísticos. A redução de erros processuais, que frequentemente resultam em multas e penalidades, representa outro importante fator de economia financeira proporcionado pelo BPO em operações de comércio exterior. Acesso a Expertise Especializada O comércio internacional é regido por legislações complexas que sofrem constantes atualizações. Empresas que terceirizam seus processos de importação ganham acesso imediato a profissionais altamente qualificados que se mantêm continuamente atualizados sobre mudanças regulatórias, acordos comerciais e melhores práticas do setor. Esta expertise especializada garante conformidade com legislações nacionais e internacionais, mitigando riscos de infrações aduaneiras e tributárias. Consultores em comércio exterior possuem amplo conhecimento sobre procedimentos de desembaraço aduaneiro, classificação fiscal de mercadorias e regimes aduaneiros especiais, elementos fundamentais para operações de importação bem-sucedidas. O conhecimento técnico aplicado aos processos de importação traduz-se em maior eficiência operacional e segurança jurídica para as empresas importadoras. Otimização do Planejamento Tributário Um dos benefícios mais significativos do BPO em comércio exterior é a otimização do planejamento tributário nas operações de importação. Profissionais especializados identificam oportunidades legais para redução da carga tributária incidente sobre mercadorias importadas, maximizando a competitividade dos produtos no mercado nacional. O conhecimento aprofundado sobre acordos comerciais internacionais, regimes aduaneiros especiais e benefícios fiscais permite a estruturação de operações de importação com maior eficiência tributária. Empresas importadoras beneficiam-se de estratégias customizadas que consideram particularidades do produto importado e do segmento de atuação da organização. A otimização tributária proporciona vantagem competitiva significativa, permitindo prática de preços mais atrativos e aumento nas margens de lucro das operações internacionais. Foco no Core Business A terceirização de processos de importação permite que empresas direcionem recursos, tempo e energia para suas atividades principais. Enquanto consultores especializados gerenciam os complexos procedimentos de comércio exterior, a equipe interna pode concentrar-se no desenvolvimento de produtos, estratégias de mercado e relacionamento com clientes. Esta realocação de recursos internos proporciona ganhos de produtividade e competitividade. Departamentos estratégicos como P&D, marketing e vendas recebem maior atenção e investimentos, impulsionando o crescimento sustentável da organização. O BPO em comércio exterior funciona como extensão estratégica da empresa, garantindo operações de importação eficientes sem desviar o foco das atividades que geram diferenciação competitiva no mercado. Maior Agilidade nos Processos Logísticos Consultores em comércio exterior possuem ampla rede de relacionamentos com operadores logísticos, despachantes aduaneiros e agentes de carga internacional. Este networking estratégico traduz-se em maior agilidade nos processos de importação e soluções customizadas para necessidades específicas de cada operação. A expertise em planejamento logístico permite otimização de rotas, redução de tempo de trânsito e minimização de custos com armazenagem. Profissionais especializados acompanham cada etapa do processo logístico internacional, identificando gargalos e implementando soluções que garantem eficiência operacional. A agilidade logística proporcionada pelo BPO em comércio exterior resulta em previsibilidade para processos produtivos e maior satisfação de clientes internos e externos. Conclusão: BPO como Diferencial Competitivo A implementação de serviços de BPO em operações de comércio exterior representa diferencial competitivo significativo para empresas importadoras. Além da redução de custos operacionais e otimização tributária, esta estratégia proporciona acesso a expertise especializada que garante segurança jurídica e conformidade regulatória. Organizações que adotam a terceirização de processos de importação experimentam ganhos significativos em eficiência operacional, permitindo foco em atividades estratégicas que impulsionam crescimento e inovação. O BPO em comércio internacional não representa apenas uma solução para redução de custos, mas uma estratégia abrangente que potencializa resultados em operações internacionais. Em um mercado globalizado e altamente competitivo, contar com parceiros especializados em comércio exterior torna-se elemento fundamental para empresas importadoras que buscam excelência operacional e vantagem competitiva sustentável.
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