Ao descobrir o que é ESG você entenderá por que a sustentabilidade se tornou essencial para os negócios.

Columbia Trading • 25 de outubro de 2022

O que é ESG? 

A sigla, em inglês Environmental Social Governance, significa em português Governança Social e Ambiental e refere-se aos três fatores principais usados hoje para medir a sustentabilidade e o impacto ético de um investimento em um negócio ou empresa. A maioria dos investidores socialmente responsáveis analisa as empresas usando critérios “ESG” para selecionar investimentos.


Para se ter uma ideia, o número de empresas brasileiras que relatam informações de atuação e compromissos no combate às mudanças climáticas aumentou em 46% em 2021 na comparação com o ano anterior, indo de 838 em 2020 para 1.227 em 2021, conforme levantamento feito pelo CDP, uma organização sem fins lucrativos que mobiliza investidores.


Dados da ABERJE, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, dão conta que 95% das empresas brasileiras pesquisadas tem o ESG como prioridade, e, para a maioria, a governança corporativa é o fator ESG mais importante. As métricas da ESG tendem a ser cada vez mais compartilhadas com a sociedade, consolidando narrativas sobre cada empresa e determinando os seus valores no mercado


Fonte: Aberje https://www.aberje.com.br/esg-e-prioridade-para-95-das-agendas-corporativas-das-organizacoes/


Fatores do ESG

Fator Ambiental

Os critérios ambientais consideram como uma empresa protege o meio ambiente, incluindo políticas corporativas que abordam as mudanças climáticas, por exemplo. Ações que impactam positivamente o meio ambiente e a forma como as suas operações agem direta e indiretamente na natureza. Se trata de buscar maneiras de reduzir danos como: destinação de resíduos, materiais sustentáveis, embalagens recicláveis e extração consciente de matéria-prima, entre outros.


Entre os indicadores ambientais estão ainda a redução nas emissões de gases de efeito estufa, a eficiência energética da organização e uso consciente da água


Fator Social

Os critérios sociais são atitudes que impactam de forma positiva a sociedade no geral e os funcionários da empresa. Isso pode acontecer por meio de programas de educação e qualificação de funcionários, promoção da diversidade e inclusão na empresa, além de parcerias com ONG’S. 


São examinados ainda como a empresa gerencia as relações com funcionários, fornecedores, clientes e as comunidades onde atua. Cerca de 83% das organizações têm programas de D&I (Diversidade e Inclusão) e em algumas dessas empresas, a pauta faz parte da estratégia da companhia, de acordo com a Aberje


Fator Governança

A governança lida com a liderança de uma empresa, remuneração dos executivos, auditorias, controles internos e direitos dos acionistas. É o conjunto de direitos e deveres da empresa e está ligado à parte administrativa e à forma como as questões são analisadas e as decisões tomadas e executadas. Diz respeito à honestidade e transparência da empresa e pode ser adotada a partir de políticas de combate ao crime e corrupção, a construção de processos íntegros e a responsabilidade corporativa. 


Eventos disruptivos como a queda das Torres Gêmeas, a crise financeira de 2008 e a intensificação das mudanças climáticas tornaram cada vez mais crítica a necessidade de ver de perto os aspectos humanos e ambientais dentro das organizações.


Empresas e ESG

A The Coca Cola Company, gigante do segmento bebidas, é um grande exemplo dessa tendência: no ano de 2020, foi classificada como a empresa de bebidas mais sustentável do mundo no Índice Dow Jones de Sustentabilidade 2020. Conforme informações em seu website, a empresa possui como propósito fundamental de criar um negócio sustentável, capaz de contribuir para um futuro melhor.


Desde o início da pandemia de Covid-19, a empresa já investiu mais de R$ 55 milhões em iniciativas para a prevenção da doença e segurança alimentar das populações. Na esfera social, por meio do Instituto Coca-Cola Brasil, lidera um dos maiores programas de empregabilidade do país, visando ao desenvolvimento de comunidades de baixa renda por meio da inclusão produtiva de jovens. Seus eixos de atuação incluem capacitação, conexão com o mercado de trabalho e fomento do ecossistema.


Outro exemplo é a Samsung, multinacional sul-coreana do ramo de tecnologia. A empresa tem desenvolvido e implementado planos de ação regionais específicos para promover o uso de energia renovável, incluindo a compra do Certificado de Energia Renovável (Renewable Energy Certificate, na sigla em inglês REC) e contratos de compra de energia renovável (Power Purchase Agreements, na sigla em inglês PPA), em cada uma de suas regiões operacionais ao redor do mundo. A Samsung também está buscando reduzir a emissão de gases de efeito estufa durante todo o ciclo de vida do dispositivo da TV por meio da utilização de plásticos reciclados, dentre outras práticas.


O entendimento sobre ESG é muito importante no que diz respeito à força de uma marca nos dias de hoje, influenciando, diretamente, em sua imagem e reputação perante os investidores e o público consumidor. A transparência e a verdade na divulgação das marcas (seus propósitos, missão e valores), por meio da publicidade e propaganda, quer através da mídia tradicional, quer por meio dos influencers nas mídias sociais, para o consumidor, são fatores determinantes para a conexão e lealdade para que tenhamos uma sociedade mais justa, equilibrada e sustentável.


O que é ESG e o Pacto Global?

Os critérios ESG estão totalmente relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global, iniciativa mundial que envolve a ONU e várias entidades internacionais. 


Na prática, uma vez identificada a necessidade de implementar os critérios de ESG na empresa, é hora de definir os responsáveis pela criação da estratégia. Para isso, recomenda-se a criação de um conselho de ESG, com representantes de diferentes setores, de minorias, prezando pela diversidade, e, se for o caso, com a contratação de profissionais para liderar o projeto.


Uma das atividades que pode ser atribuída ao conselho de ESG é a revisão das práticas já existentes na empresa, no que diz respeito ao meio ambiente, à sociedade e à governança corporativa. Desta forma, os colaboradores saberão na prática o que é ESG.


Para fazer isso, contar com programas de compliance é essencial. Por meio dessa estratégia, são revisadas as políticas internas da empresa, os procedimentos e atuações de cada departamento, a fim de torná-lo em conformidade com a lei.


Nesse percurso, é possível inserir o ESG e o compliance e adequar a sua empresa aos aspectos condizentes com esses critérios.


Depois de conhecer quais práticas sua organização já pratica com relação ao ESG, é hora de definir novas estratégias e indicadores.


Parece um processo complexo, mas não é, uma vez que os colaboradores estejam envolvidos saibam perfeitamente o que é o ESG e sua importância e o processo esteja bastante vivo. E lembre-se, além de ser um processo empresarial, ele promove uma satisfação pessoal muito grande.


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