Limitação de Acessos aos Serviços de Consulta à DUE e ao CCT

Columbia Trading • 2 de março de 2021

A Receita Federal do Brasil e a Secretaria de Comércio Exterior informam que a partir de 8/3/2021 os acessos ao módulos Declaração Única de Exportação (DUE) e Controle de Carga e Trânsito (CCT) por serviço (API) serão limitados pelo Serpro a 2500 acessos por hora por CPF. A limitação será aplicada apenas aos serviços de consulta desses módulos.


O intuito do procedimento é garantir o uso racional do sistema por todos, resguardando sua disponibilidade integral, sem prejudicar a eficiência operacional dos exportadores e dos demais intervenientes no comércio exterior.


O limite aplicado nesta data representa o primeiro nível de uma ação escalonada, com a finalidade de evitar ações massivas de procedimentos computacionais automatizados que acabam por causar impacto maior que o necessário à operação geral dos sistemas.


Para a perfeita continuidade das operações de exportação, o Portal Único de Comércio Exterior fornece um serviço de envio de notificações para eventos relacionados a mudanças de status das operações em andamento. Em vez de consultas automatizadas aos webservices de status da DUE e CCT, os interessados em receber as notificações devem utilizar a nova API de subscrição baseada no conceito de webhook – uma estratégia de integração em que a parte interessada é notificada, após inscrição prévia, sobre determinada alteração de seu interesse. São também conhecidos como “serviços PUSH”


A documentação sobre todos os serviços (inclusive os de consulta), bem como sobre a funcionalidade de notificações, pode ser encontrada neste link.


Fonte Internet: Portal Siscomex, 12/02/2021

Gostou deste conteúdo? Compartilhe em suas redes!

14 de outubro de 2025
No comércio exterior, integração entre áreas é sinônimo de economia, compliance aduaneiro e operações mais seguras.
1 de outubro de 2025
A classificação fiscal correta evita multas, reduz custos e garante segurança no comércio exterior. Descubra como aplicar com precisão.
15 de setembro de 2025
No comércio exterior, integração entre áreas é sinônimo de economia, compliance aduaneiro e operações mais seguras.
Carregar Mais