Secretaria de Comércio Exterior lança painéis sobre desempenho de drawback

Columbia Trading • 2 de dezembro de 2020

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia (Secex) disponibilizou painéis contendo visualizações interativas sobre o desempenho dos regimes de drawback integrado suspensão e isenção – mecanismos que possibilitam a desoneração tributária na aquisição de insumos importados ou locais para a produção de bens exportados. Os painéis foram desenvolvidos com o emprego de ferramenta de business intelligence e podem ser acessados na página eletrônica do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).


Com uma interface simples e intuitiva, os painéis de drawback oferecem aos interessados diversos dados relacionados a valores dos principais produtos exportados e insumos adquiridos, além da quantidade de empresas beneficiárias por faixa de valor de suas vendas externas. Os dados estão disponíveis ao nível de grupo da Classificação Uniforme do Comércio Internacional (CUCI) e de seção da Classificação Internacional Padrão por Atividade Econômica (ISIC), garantindo a comparação dos números do Brasil com os reportados por outros países do mundo.


A novidade irá complementar as demais publicações de dados sobre drawback atualmente realizadas pela Secex, com destaque para o Relatório de Dados Consolidados, a lista de empresas usuárias e o Plano de Dados Abertos, também disponíveis no endereço eletrônico do Siscomex.


De acordo com o secretário de Comércio Exterior, Lucas Ferraz, a publicação dos painéis de dados sobre os regimes de drawback “trata-se de importante iniciativa do Ministério da Economia, com espelho nas melhores práticas internacionais, no sentido de conceder maior transparência e facilidade de acesso aos dados sobre o drawback, instrumento que favorece a inserção internacional da economia brasileira”.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe em suas redes!

2 de fevereiro de 2026
Consultoria estratégica em comércio exterior: reduza custos logísticos, otimize lead time e transforme ineficiências em vantagem competitiva internacional.
12 de janeiro de 2026
Saiba como decisões estratégicas moldaram a trajetória da Columbia Trading ao longo de um século de mudanças globais
15 de dezembro de 2025
Importar com sustentabilidade e eficiência fiscal é possível, estratégico e aumenta a competitividade no comércio exterior.
Carregar Mais